Objetivos

Objetivo Geral

Ser um fórum público privado permanente trabalhando para harmonizar o setor leiteiro da região sul, incrementar a competitividade e a sustentabilidade através do desenvolvimento das capacidades técnico-gerenciais de produtores de leite e indústrias de laticínios, além de conciliar os procedimentos sanitários, de inspeção e tributários.

Objetivo Específico

Desenvolver e implementar um Plano Conjunto para o Desenvolvimento Integrado da Cadeia do Leite na Região Sul.
Para implementação deverá ser utilizada a estrutura organizacional presente em cada estado, com continuidade dos programas em andamento e construção de outros, considerando peculiaridades regionais que poderão demandar ações diferenciadas, porém visando o resultado comum que é a melhoria da atividade leiteira nos 3 estados.

Justificativa

A criação da Aliança Láctea Sul Brasileira justifica-se pela constatação de que a região sul caminha a passos largos para se tornar a primeira bacia leiteira nacional, deixando para trás a região sudeste que tradicionalmente produz o maior volume de leite do país.

Nesse cenário destaca-se a importância de elevar a qualidade da matéria prima e dos produtos da região para que obtenham as condições adequadas para entrar em novos mercados, já que a perspectiva é de excedente de produção.
Aliança Láctea Sul Brasileira foi criada para buscar a competitividade necessária para direcionar esse iminente excesso de leite regional para novos mercados, transformando a região em um bloco produtor e comercial.